Ponto e linha sobre o monitor

Kandinsky would be ashamed.

Kandinsky would be ashamed.

 Tenho me dedicado com certo afinco a poucas tarefas, dentre elas, estudar para a segunda fase da Fuvest de Arquitetura e completar o MOOC de Introduction to Computational Arts. Conectando as duas, tenho lido Ponto e Linha Sobre o Plano, por Wassily Kandinsky. É um ótimo livro, apesar de eu sentir que não consigo compreender de fato grande parte dele, e tem me ajudado a estudar composição.

Pois bem. Inspirado pelo Kandinsky (de novo) fiz meu projeto final para o MOOC. A tarefa consistia em unir imagem, som e programação, e tinha tema livre. Resolvi fazer uma emulação boba do Paint que mapeasse sons específicos a figuras e cores determinadas. O resultado você pode ver aqui, no sketch de Processing que eu chamei de Wassily’s Synæsthesia. Não é nem pretende ser nenhuma obra prima da programação ou da arte, mas é divertidinho de brincar.

Você pode acessar o applet de java (traduzindo, o programa em versão online) clicando aqui. Caso você saiba como rodar arquivos .pde de Processing, a coisa toda pode ser baixada aqui. A versão offline vem com suporte a mesa digitalizadora (aka tablet, antes dessa palavra virar sinônimo de iPad), mas por alguma razão a versão online não. Uma pena.

Talvez ao abrir você veja um aviso assustador, mas pode ficar sossegado: definitivamente não estou tentando explodir seu computador (apesar de isso parecer uma ideia divertida).

Wassily 2 Wassily 1

Alguém que gosta de estudar coisas.

grite (baixo!)